segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Pormenores "UNIÃO"

Pormenor 3
Pormenor 2 Pormenor 1

5 comentários:

  1. João,

    Já tinha por cá passado, apressadamente, pelo que preferi não comentar, na altura. Fiquei com boa impressão do seu trabalho, mas quis voltar com disponibilidade para ver tudo atentamente.

    Tenho consciência das armadilhas que o tratamento digital dos originais e o seu visionamento num ecrã de computador implicam. Um bom trabalho pode ser destruído e um mau trabalho pode não parecer tão mau. Por isso a minha análise leva em linha de conta esse aspecto.

    Percorri todos os trabalhos que publicou desde o início do blogue. Não sei de quando datam os primeiros, mas apreciei a evolução. Para além da qualidade já patente nos últimos trabalhos, o futuro parece promissor.

    Verifico que o pendor surrealista, da linha Dali, patente nos primeiros trabalhos se foi diluindo, dando lugar a escolhas mais fortes e originais.

    O primeiro trabalho que me impressionou mais vivamente foi o retrato do senhor Cotton. Gostei dos animais da série "Expressões" e do retrato Sofia, a partir do qual parece-me dar-se um aperfeiçoamento técnico notável. Dos pontos de vista conceptual, estilístico e formal também, apesar de acreditar que no que respeita ao aspecto da composição irão surgir arrumações mais eficazes, já num futuro próximo.

    A forma como tem evoluído, leva-me a sugerir que veja o conteúdo dos primeiros posts que publiquei em Junho e Julho, sobretudo no que respeita aos textos de opinião sobre arte. Gostaria muito de ter um comentário seu a esse respeito.

    http://antonior-ocantodafenix.blogspot.com/2009/06/escolhas-e-equacoes-da-pintura.html

    http://antonior-ocantodafenix.blogspot.com/2009/07/golgota.html

    Até breve.

    P.S. - Respondi aos comentários feitos ao meu post "A PROPÓSITO DE UMA IGUANA", como de costume, na mesma página em que foram colocados.

    ResponderEliminar
  2. Hola, Joao. Torno "de visita". Veig que ets un treballador meticulós, que fas apunts... estudis... Molt bé!
    Particularment, em fascina el detall dels cabells a pormenor 3, de "dor sem fim".
    Jo també sóc (des de fa molts anys) un autodidacta. Observar els propis errors crec que és la manera més íntegra i honesta d'aprendre, encara que es tinguin influències (tots en tenim).
    Parabéns... i salut.

    ResponderEliminar
  3. Trabalho de excelência que, merece ser promovido e divulgado. Aguardo uma exposição.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. O artista não copia o mundo , ele é seu rival.
    A arte não segue as idéas mas os sentidos.
    Na arte, a inspiração tem um toque de magia, porque é uma coisa absoluta, inexplicável. Não creio que venha de fora pra dentro, de forças sobrenaturais. Suponho que emerge do mais profundo 'eu' da pessoa, do inconsciente individual, coletivo e cósmicoura é uma resposta à vida. xxx jinhos
    lilia reis

    ResponderEliminar