sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Estudo para pintura" SOLIDÃO"

UM POUCO DE SURREALISMO

Terminada a guerra em 1918, o dadaísmo evoluiu, em Paris, para o Surrealismo. Perdia o seu caráter anárquico e destruidor. Em 1924 o poeta André Breton - adepto e experimentador dos métodos psicanalíticos de Freud - publicou em Paris o primeiro manifesto do novo movimento artístico. Este propunha aos artistas e escritores a manifestarem seus pensamentos de uma maneira livre, espontânea e irracional; que deixassem as manifestações do subconsciente aflorarem, sem qualquer interferência de reflexão intelectual, por mais absurdas e ilógicas que pudessem ser. O subconsciente é o marco do surrealismo.

O movimento tinha como objectivo superar as limitações da vida consciente, que se constituíam de preconceitos filosóficos e políticos, crenças religiosas, legítimas inibições da personalidade, impostas pela educação e cultura. Refugiando-se em si mesmo, graças aos sonhos e ao maravilhoso, o homem poderia viver na mais completa liberdade.
O movimento estendeu-se, então, de 1918 a 1939. Muitos surrealistas aderiram ao Partido Comunista e isso trouxe divergências internas ao grupo francês, mais numeroso e atuante. Esse movimento estendeu-se não só à literatura, mas às artes plásticas, cinema, teatro.“No meu modo de entender nada existe de inadmissível. O irreal é tão verdadeiro como o real. O sonho e a realidade são vasos comunicantes”, disse Breton.

Na difusão de suas idéias, os surrealistas também eram agressivos tanto quanto os dadaístas e os futuristas. Lançavam publicações e faziam reuniões e quase sempre eram recebidas com violentas reações do público.Salvador Dali: “como querem que os demais compreendam os meus quadros se eu mesmo, que os faço, não os compreendo. O fato de eu mesmo, no momento de pintar não os compreender, não quer dizer que não possuam nenhum significado.

Ao contrário, o significado deles é de tal maneira profundo, complexo, incoerente, involuntário, que escapa à análise da intuição lógica...”Duas espécies de surrealismo despontaram na pintura: o Figurativo e o Abstrato.Alguns serrealistas figurativos: Salvador Dali, Chagall, René Magritte, Paul Delvaux, Grata Feist, Raoul Michaud, Maxine Van de Woestijne, Wolfgang Hutter e outros.

Alguns surrealistas abstratos: Joan Miró, Yves Tanguy, Hans Arp, , e em muitas obras Picabia, Max Ernst e Paul Klee. Por sua destruição das imagens da realidade, Picasso foi saudado pelos surrealistas como um dos seus.

4 comentários:

  1. Conforme prometido, cá estou eu João a visitar este magnifico espaço cibernáutico.

    Aguardo por exposição, que terei o maior gosto em visitar.

    Agora, quero ver-te como meu seguidor.

    João Bárbara
    www.joaobarbara.com

    ResponderEliminar
  2. Joao, gràcies per la teva visita al meu bloc, pel teu comentari i per haver-te inscrit com a seguidor.
    Estic d'acord amb l'exposició que fas sobre el surrealisme. Suposo que jo també puc (aproximadament...) entrar en aquesta tendència. Tot i això, a diferència de tu, jo no estic pas fascinat per Dalí, encara que era un català com jo.
    La teva obra em sembla molt interessant. Estarem en contacte. Salut!

    ResponderEliminar
  3. Tambem adoro Dalí *.*


    Fui ver uma exposição dele que ansiava á bastante tempo e adorei mesmo !
    Parabens pelo Blog ;)

    ResponderEliminar
  4. Ola' Joao!
    Excelente blog, trabalhos belissimos, esta' de parabens!!!
    Sou iniciante, autodidata e ainda muito perdida, mas aos poucos e com muito prazer sigo em frente!

    Mais uma vez parabens!!!

    FFly

    ResponderEliminar