terça-feira, 5 de maio de 2009

SIR HENRY COTTON

Titulo: Sir Henry Cotton
Dimensões: 100 x 60 cm
Suporte: Grafite s/ Papel Fabriano
Ano: 2008
Autor: João Sena
-------- --------- -------
Esta Pintura encontra-se exposta no Alto Golf em Portimão - Algarve
-------- --------- -------
Alto Golf foi ultimo projecto realizado pelo Sir Henry Cotton.

(1907 - 1987) Sir Henry Cotton recordado como um dos expoentes na Grã-Bretanha Golfe nste século.

Henry Cotton nasceu em Chesshire. Foi um prestigiado jogador de criquett na Alleyn`s School em Dulwicwich no sul de Londres, ingressando em 1920 no golfe no “Aquarius Golf Club” em Honor Oak. Em 1923 ganhou o Trofeu Hutchings e o campeonato de clubes. Deixando o golfe amador em 1924 para se tornar proficional.

Começou a carreira como jogador profissional aos 17 anos, ficando conhecido por praticar arduamente até as mãos sagrarem. Alcançou a fama durante os anos da Grande Depressão, com três vitórias no British Open (1934, 1937 e 1948), conseguindo também conquistar muitos títulos no Circuito Europeu durante a década de 1930.
Durante a II Guerra Mundial, serviu a Royal Air Force.

Após deixar o golfe de competição no início de 1950, tornou-se Arquitecto bastante bem sucedido projectando campos de golfe, incluindo a concepção do Le Meridian Penina, Alto Golf (último projecto) no Algarve em Portugal. Cotton escreveu dez livros e fundou a “Golf Foundation”, o que aliciou milhares de jovens a iniciarem a prática de golf.

Adorava a vida de luxo, com gostos requintados (champagne, caviar, fatos em bons alfaiates e por medida). Viveu algum tempo numa suite no hotel da penina 5-estrelas depois comprou uma propriedade completa com mordomo e equipa completa, viajando para todo o lado de Rolls-Royce.

Henry Cotton foi condecorado no dia de Ano Novo de 1998, nomeado Cavaleiro Comandante da Ordem de St. Michael and St. George (KCMG). Isto foi relatado em alguns meio de comunicação como um cavaleiro “póstumo”, porque faleceu na época em que foi anunciado publicamente. No entanto ele aceitou o título de cavaleiro antes da sua morte, e foi feito em vigor na data de sua morte.

Sem comentários:

Enviar um comentário